JARDINAGEM

Como podem existir pessoas tão más? Juro que não entendo. Pessoas que gostam de ver o mal do outro. Pessoas que gostam de estragar a felicidade dos outros. Deve ser algum problema psicológico, não é? Alguma doença impossível de ser captada por raio x do crânio de uma pessoa. Deve ser uma falha de caráter presente a varias  gerações passadas.

Há aqueles que dizem que essas pessoas são vazias por dentro. No seu interior há um espaço enorme sem ser preenchido e por esse motivo, tentam preencher esses vazios com a humilhação alheia. Fazer um mal pra alguém faz bem pra você? Qualquer pessoa normal logo falaria não, mas essa linhagem não tão rara de pessoas extremamente invejosas concorda. Isso é triste, é lamentoso, é doentio.

A necessidade de ver o próximo mal para se sentir bem? Acho que quem faz realmente mal pra alguém nessas situações é o invejoso para si próprio. Porque mesmo que sejamos atingidos por eles, uma hora passa. A crítica é momentânea, o xingamento e o julgamento passam. Uma hora a gente esquece. Pode doer, pode remoer, pode machucar, mas uma hora você vai esquecer.

Aquele que inveja, não esquece. Dentro dele o buraco aumenta, e fica cada vez mais profundo. Alguma hora ele vai cair na própria cova.

Devemos ficar satisfeitos com o que temos, satisfeitos com o que somos. Qual o problema da grama do vizinho ser mais verde que a sua? A sua é SÓ SUA. E só por ser sua já é um motivo glorioso!

Você pode fazer o que quiser com seu jardim. Pode plantar as plantas que quiser. Desde com o seu cheiro preferido até as formas. Vai ter a SUA cara. Vai representar o que VOCÊ gosta. Azul, vermelhas, amarelas, roxas, cor-de-rosa, verdes. De flores à trepadeiras. Frésias, gardênias, girassóis, gloriosas, gravatas, íris, jacinto, rosas, margaridas, lírios, narcisos, tangos, tulipas – olha só quantos tipos diferentes de flores. Imagine que cada flor representa uma conquista, uma experiência, uma felicidade, um momento bom.

Agora imagine você ocupando o tempo todo em que poderia estar semeando seu próprio jardim para um dia colher os ensinamentos, com a inveja de jogar veneno no canteiro do vizinho.

Além de desperdiçar tanto tempo programando a falha do próximo, deixa de fazer as próprias conquistas. Daí, então, seu antigo valor se desfaz e você deixa de ser quem você era. Deixa de representar tudo aquilo que prezava. Torna-se amargo e rancoroso, sem tempo para admirar a preciosidade de cada folha de cada planta no seu próprio jardim. Com o tempo, as suas folhas murcham por falta de água, por falta de atenção e cuidado, adubação e mudança, enquanto o jardim do vizinho, a cada batalha árdua contra sua inveja, se torna cada vez mais forte contra seus venenos. 

Lembre-se: Quando jogar veneno no canteiro do vizinho, estará envenenando ao mesmo tempo à si próprio. O vento bate e a inveja vai pro seu lado do jardim. Cuidado

2 thoughts on “JARDINAGEM

  1. I’m in love!
    Há muito tempo eu não lia tantas verdades e tão bem colocadas. Também fico refletindo sobre esse egocentrismo de nunca aceitar o destaque do outro, eu sei que todo mundo gosta de ser reconhecido, de mimos etc., mas existem pessoas – até mesmo nós fazemos isso as vezes – que não querem apenas reconhecimento, querem ver o outro humilhado.
    Recentemente eu passei por um problema na faculdade, que eu me senti tão mal que não voltei lá mais, isso porque a pessoa que eu chamava de “colega de turma” espalhou rumores sobre minha saúde mental porque ele não gostava de receber notas menores que as minhas.
    Escrevendo isso eu percebi que lançando veneno no vizinho, o jardim dos dois pode morrer no fim das contas, e isso é triste, porque nós somos seres sociais e “seres superiores” (como diz um filósofo que esqueci o nome) e fazemos coisas tão mesquinhas :\
    Nossa, desabafei hsuahuas

    Beijinho sz

    http://icaroly.com

    Like

    1. Caroly, realmente certas pessoas no mundo sao de dar desgosto. É repugnante só o olhar. Mas precisamos nos manter firmes, nos posicionar. Nao deixe de ir a faculdade por medo de encarar uma pessoa que já é inferior a você. Eu acredito em justiça! O universo vai achar um jeito de te compensar, seja com outras notas ou apenas com a força de superar essa situacao. Nós nao sabemos realmente a força que temos até presencia-la. Espero ter ajudado! Volte sempre! Um grande beijo

      Like

Leave a comment